Assembleia homenageia Manuela Silva e Avelino Ferreira Torres
A Assembleia da República homenageou hoje Manuela Silva, a economista que foi coautora do primeiro grande estudo sobre a pobreza em Portugal, e o antigo autarca do CDS Avelino Ferreira Tomes.
© iStock
Política Mortes
O voto de pesar pela morte de Manuela Silva foi apresentado, na comissão permanente do parlamento, pelo PS e foi aprovado por unanimidade.
Já o texto do CDS, sobre Ferreira Torres, teve os votos contra do PCP, BE e PEV, a abstenção do PS e os votos a favor do PSD e do CDS.
A professora catedrática convidada do ISEG Manuela Silva, secretária de Estado para o Planeamento no I Governo constitucional, pioneira no estudo da desigualdade e pobreza, morreu na segunda-feira aos 87 anos.
Na sua intervenção cívica, presidiu a Comissão Nacional Justiça e Paz, destacando-se o trabalho pioneiro desenvolvido no estudo da pobreza e das desigualdades em Portugal.
Avelino Ferreira Torres, antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses, morreu na terça-feira no Hospital de Penafiel, com 74 anos, vítima de doença prolongada.
O antigo autarca de Marco de Canaveses conduziu a autarquia durante 22 anos, sempre pelo CDS, partido cuja concelhia também chegou a liderar.
Na sessão de hoje da comissão permanente foi igualmente aprovado um voto de pesar pela morte, em 21 de setembro, aos 82 anos, do ex-deputado do PS João Gaspar, que foi também membro da assembleia municipal e vereador na câmara municipal de Vila Franca de Xira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com