Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Petição quer impedir Joacine de tomar posse. Deputada já reagiu

Tudo por causa da bandeira que acompanhou a cabeça de lista por Lisboa do Livre nas comemorações da noite eleitoral.

Petição quer impedir Joacine de tomar posse. Deputada já reagiu
Notícias ao Minuto

20:37 - 10/10/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Livre

Joacine Katar Moreira foi eleita, no domingo passado, para a Assembleia da República, representando o partido Livre, fundado pelo ex-bloquista Rui Tavares.

No entanto, já está a circular nas redes sociais uma petição online a pedir que Joacine não tome posse como deputada por, lê-se no texto do documento, ter tido um “comportamento antipatriótico”.

Em causa está o facto de a deputada luso-guineense ter comemorado a eleição, fazendo-se acompanhar de uma bandeira do seu país de origem - Guiné-Bissau.

“Não se percebe por que a recente eleita senhora deputada Joacine Katar Moreira, de forma direta, deixou que nos festejos da sua eleição fosse exibida a bandeira da Guiné-Bissau. O Art. 12º [da Constituição da República Portuguesa] na primeira alínea refere que: ‘Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição’. Ora, o comportamento da suposta cidadã, Joacine Katar Moreira, fica novamente em causa por se verificar um comportamento antipatriótico com o ato descrito anteriormente”, lê-se no texto que acompanha a petição que já foi assinada por 13.737 pessoas.

Notícias ao Minuto© Global Imagens

Os autores do documento acusam ainda a deputada do Livre de “em vídeos disponibilizados na internet, afirmar claramente e incentivar a que os cidadãos de outras etnias e minorias não tenham de respeitar os valores, direitos, garantias e liberdades inscritos na nossa Constituição”.

Por sua parte, Joacine Katar Moreira recorreu ao Twitter para vincar a sua posição face à petição.

“Gente que de repente sonha com a minha desistência do cargo de deputada a quatro dias depois das eleições, acreditando que infernizando a minha vida, não contribuindo em nada e minando tudo, ou então assinando petições, escutem: isto sempre foi uma guerra para pessoas como eu”, escreveu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório