Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'El Pais' e 'El Mundo' escrevem sobre fim da Geringonça em Portugal

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos.

'El Pais' e 'El Mundo' escrevem sobre fim da Geringonça em Portugal
Notícias ao Minuto

21:49 - 11/10/19 por Notícias Ao Minuto

Política Espanha

Os jornais espanhóis 'El Pais' e 'El Mundo' noticiam, esta sexta-feira, o fim da Geringonça em Portugal. Os media de 'nuestros hermanos' acompanham a atualidade política nacional, chegando mesmo a titular que "A Geringonça Morreu". 

O 'El Pais' escreve que "O socialista Costa governará em minoria em Portugal sem acordos estáveis", num texto onde refere que "não haverá mais Geringonça em Portugal", sendo que o primeiro-ministro indigitado garantiu "que haverá um Governo estável em minoria, mas sem reeditar os acordos assinados em 2015 com os partidos à sua Esquerda"

O texto tem ainda a reação de Catarina Martins a esta decisão do Partido Socialista, sendo que o jornal adianta que "O Bloco culpa o PS pelo fim da Geringonça"

Já o 'El Mundo' destaca em título: "A Geringonça morreu: Não haverá reedição da aliança da Esquerda portuguesa tão admirada por Pedro Sánchez", fazendo a alusão à tentativa do primeiro-ministro espanhol de fazer um acordo semelhante no país vizinho com o Unidas Podemos. 

Esta publicação continua explicando o enquadramento político que se viveu em Portugal e que, "ao controlar 106 dos 230 deputados da Assembleia da República, o Executivo de Costa sempre necessitará do apoio de pelo menos 10 deputados de outras formações para conseguir a aprovação dos seus projetos de lei". 

António Costa referiu, na noite desta quinta-feira, que iria governar na próxima legislatura sem acordos escritos, após reunião da Comissão Política.

De lembrar que Espanha tem eleições marcadas para próximo dia 11 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório