"Demissão do Presidente da República não é a questão fundamental"
O socialista e ex-líder da bancada do PS, Francisco Assis, demarca-se do “discurso que tem sido produzido” por Mário Soares, sustentando que “há um exagero” no “pedido de demissão do Presidente da República”. Para Assis, a demissão de Cavaco Silva não é, neste momento, “a questão fundamental em Portugal”.
© DR
Política Assis
No programa ‘Prova dos 9’ da TVI24, o socialista Francisco Assis explicou porque decidiu não marcar presença na conferência ‘Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social’, promovida pelo antigo chefe de Estado, Mário Soares.
“Não concordo, neste momento, com o discurso que tem sido produzido e não participaria nesta iniciativa”, afirmou o ex-líder da bancada do PS, sublinhando porém que este tipo de “iniciativas devem ser respeitadas”.
Porém, em nome individual e sob pena de se “isolar um bocadinho momentaneamente nalguma esquerda portuguesa”, Assis defendeu que “há um exagero claro em relação a ao pedido de demissão do Presidente da República”.
“Tenho muitas divergências em relação à forma como o Presidente da República tem actuado e acho que não tem exercício da forma adequada a sua função desde o primeiro momento, desde que foi eleito. Os discursos que fez nesses momentos foram muito negativos. [E] a forma como a seguir se pronunciou no Parlamento, aquando da sua investidura, e [como] tem agido de forma errada, em muitos momentos, salientou Assis.
“Mas”, conclui Assis, “neste momento a questão fundamental em Portugal” não é “a da demissão do Presidente da República, muito francamente”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com