"Com o reforço do PS acabou a Geringonça". Rio "tem de lutar pela vida"
António Lobo Xavier comentou na TVI o debate do Programa do Governo que começou esta quarta-feira no Parlamento.
© Global Imagens
Política Lobo Xavier
António Lobo Xavier afirmou, num comentário do Jornal das Oito da TVI, que "o primeiro-ministro tem uma teoria sobre o resultado das eleições [...] que é que o povo votou na solução governativa 'Geringonça', reforçando o PS mas, no fundo, votou nessa solução".
Para o centrista, "há uma grande contradição entre essa declaração e a prática, porque com o reforço do PS acabou a Geringonça. E acabou não só em palavras de comentário mas acabou na prática como se viu no debate."
Em primeiro lugar, prossegue, o primeiro-ministro durante o debate do Programa do Governo "foi agressivo" ao referir que "o Governo só acaba se a Esquerda se juntar toda à Direita": "Isso é uma declaração que nunca esteve no ambiente de namoro e de cortesia dos últimos quatro anos", considera.
"O ambiente não foi de Geringonça, não teve nada que ver com a discussão do programa do Governo quando António Costa foi pela primeira vez primeiro-ministro", garantiu Lobo Xavier.
O comentador falou ainda do líder do PSD, para afirmar que embora Rui Rio "não seja, em geral, agressivo nos diálogos com António Costa" desta vez "está em campanha interna" no partido e "tem de lutar pela vida".
Já sobre os novos partidos, referiu que estes "têm de criar o seu próprio espaço e esta é uma oportunidade única. A distribuição dos tempos no Parlamento é muito severa e, portanto, os partidos pequenos têm tempos muito limitados" mas há alguns debates, "como é o caso do Programa do Governo, onde o espaço apesar de tudo é maior e dá para uns 'soundbites' e umas bandeiras de afirmação".
"Diria que não houve nada que me espantasse em nenhuma das intervenções. Cada um dos deputados que representam os novos partidos foram iguais a si próprios", concluiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com