Adão Silva acusa PS de "chantagem e sacanagem" no parlamento
O deputado social-democrata Adão Silva acusou hoje o PS de estar a comportar-se no parlamento "numa lógica verdadeiramente de chantagem e sacanagem", sobretudo durante o debate orçamental, garantindo que o PSD pode contar com seu grupo parlamentar.
© Global Imagens
Política PSD/Congresso
"No grupo parlamentar queremos ser autênticos e credíveis porque quando chegar o momento -- e vai chegar porventura mais breve do que se possa pensar - de haver novas eleições legislativas, nós temos que estar disponíveis para ajudar este grande partido a ser novamente Governo com Rui Rio a ser o futuro primeiro-ministro de Portugal", disse Adão Silva numa intervenção no 38.º Congresso do PSD após a pausa do jantar, que começou mais tarde do que o previsto e apenas após o final do jogo entre o FC Porto e o Benfica.
Nos últimos tempos, na perspetiva de Adão Silva, têm-se constatado que "no parlamento, o PS, sobretudo nestes tempos de orçamento, se tem comportado numa lógica verdadeiramente de chantagem e sacanagem".
"Exercícios de chantagem e exercício em que os antigos aliados se vão sacaneando. Este não é o nosso caminho. O nosso caminho é o da credibilidade", criticou.
Adão Silva destacou a necessidade do partido em apostar nas eleições autárquicas já que "o PSD é um partido que nasceu debaixo para cima".
"Nós precisamos de reencontrar essa força genética, genuína do princípio do PSD", defendeu.
Sobre o grupo parlamentar, o deputado manifestou o orgulho de ter o presidente do partido, Rui Rio, entre os eleitos.
"79 deputados. Somos a montra do nosso partido, somos aqueles que representamos no órgão de soberania aquilo que é a nossa dinâmica mais importante, porventura, a níveis de órgão do partido. Por isso quero dizer que o partido pode contar com os 79 deputados", disse.
Antes, o delegado Manuel Amorim tinha subido ao púlpito com um conselho pouco habitual nas hostes sociais-democratas.
"Doutor Rui Rio, que pena não ter conseguido baixar o IVA da eletricidade, que pena. Mas não se perdeu tudo: ficou uma coisa ainda mais importante que foi o link que o senhor conseguiu criar com o Bloco de Esquerda", defendeu.
Para este militante do PSD, é preciso não ter ilusões uma vez que "só a esquerda votando com o PSD irá permitir que este Governo caia".
"E, portanto, doutor Rui Rio, se me permite este humilde conselho, eu acho que o senhor deve aprofundar essa ligação que fez e encetar as negociações para fazer uma regionalização à sua medida, baratinha, com tempo, não é para esta legislatura", sugeriu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com