João Paulo Correia adiantou à agência Lusa que também apresentou um protesto dirigido ao diretor de informação da TVI, exigindo um pedido de desculpas pela peça emitida no 'Jornal das 8' desta estação televisiva.
Na sua queixa à ERC, o dirigente da bancada socialista refere que na segunda-feira, no 'Jornal das 8' da TVI, passou uma peça sobre o número de infetados com covid-19 no Norte do país com o título de rodapé "População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares".
Para João Paulo Correia, "trata-se de uma conclusão inaceitável, que só pode envergonhar os seus autores, quer pela inconsistência científica associada, quer pelo cariz preconceituoso contra a região e suas populações".
"O momento que vivemos impõe um jornalismo ainda mais responsável, rigoroso e construtivo. Infelizmente, ontem [segunda-feira], não foi assim - venceu o sensacionalismo. A peça jornalística em causa não cumpre os mínimos informativos, caracterizando de forma absurda a evolução do número de infetados com covid-19 na região Norte face ao resto do país".
No protesto dirigido ao diretor de informação da TVI, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS sustenta que "esta pela jornalística é um ataque à reputação da região Norte de Portugal, das suas instituições e das suas gentes".
"Em nada contribui para a unidade dos portugueses e dos territórios. E certamente que o estudo que serviu de base à peça nunca levaria ao título escolhido. A par de milhares de nortenhos que se têm manifestado nas últimas horas nas redes sociais, considero que a peça e o título escolhidos lavram na inconsciência científica, buscam um sensacionalismo reprovável e atentam contra a reputação da região", aponta o deputado socialista.
João Paulo Correia conclui em seguida que se exige agora "o reconhecimento da infelicidade deste episódio e um consequente pedido de desculpa por parte do Jornal das 8".