Iniciativa Liberal exige a demissão do secretário de Estado do Desporto
Em causa está, alega o partido, uma "sucessão de comportamentos não éticos" por parte de João Paulo Rebelo.
© Global Imagens
Política Iniciativa Liberal
A Iniciativa Liberal (IL) exige a demissão do secretário de Estado da Juventude e do Desporto como consequência daquilo que diz ser uma "sucessão de comportamentos não éticos" por parte de João Paulo Rebelo. O partido quer ainda que seja levada a cabo uma "minuciosa investigação" sobre a notícia dá conta de que o governante "meteu cunha para favorecer empresa do ex-sócio".
João Cotrim Figueiredo considera que esta alegada questão "parece mais um caso clássico de primos e amigos deste Governo".
Numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o presidente da Iniciativa Liberal refere ainda que "a notícia que dá conta que o mesmo Secretário de Estado contratou um militante do PS seu apoiante para motorista é um bom exemplo de tudo o que está mal na política portuguesa", acrescentando que "este já não é nem o primeiro, nem segundo, nem terceiro caso de falta de ética, no mínimo, deste Secretário de Estado". Assim, o IL "exige a sua demissão imediata".
"É lamentável que, mais uma vez, estejamos a ser confrontados com a falta de transparência de negócios públicos envolvendo governantes do Partido Socialista, especialmente numa altura de crise. Não podemos permitir que haja negociatas promíscuas onde alguém sai a lucrar de forma indevida com a tragédia de tantos portugueses", sublinha ainda Cotrim Figueiredo.
No mesmo comunicado, o também deputado destaca que "a emergência não pode ser desculpa para a falta de transparência. É por isso que a Iniciativa Liberal defende que deve constar mais informação detalhada sobre os contratos no Base.gov, sobretudo numa altura em que o Ministério da Saúde anda a fazer ajustes diretos de milhões sem publicar os contratos".
De lembrar que o Secretário de Estado do Desporto é acusado de ter solicitado ao autarca de Viseu o favorecimento do laboratório do ex-sócio para a realização de testes à Covid-19 na região. João Paulo Rebelo já desmentiu, esta terça-feira, ter beneficiado a empresa do antigo sócio, o laboratório do Dr. João Cotta - ALS, nesta fase de combate à pandemia de Covid-19.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com