AR quer consagrar Dia Nacional da Anemia e pede estratégia de prevenção
A Assembleia da República aprovou hoje projetos de resolução para consagrar 26 de novembro como Dia Nacional da Anemia, recomendando ao Governo a adoção de uma estratégia nacional para prevenção e tratamento da doença.
© Global Imagens
Política Anemia
A votação no plenário de hoje do parlamento estiveram quatro projetos de resolução do PS, PSD, BE e PCP relacionados com o tema da anemia, tendo todos sido aprovados por unanimidade, na generalidade, baixando agora à comissão de saúde.
Todos as iniciativas recomendam o Governo que seja aprovada e implementada uma estratégia nacional para prevenção e tratamento da anemia, propondo medidas semelhantes.
PS e PSD pretendem ainda consagrar 26 de novembro como Dia Nacional da Anemia.
Segundo o projeto de resolução dos socialistas, "em Portugal, o índice de prevalência desta doença é de cerca de 20%, sendo que destes, a grande maioria (cerca de 84%), desconhece ter anemia e, por isso, apenas 2% da população recebe tratamento de forma adequada".
"Sendo o índice de prevalência em Portugal superior ao da média dos países desenvolvidos, este cenário constitui, um problema de saúde pública, contribuindo para um agudizar de problemas - com compromisso da qualidade de vida, disponibilidade física e mental e implicações negativas no rendimento laboral e familiar", justifica.
O PSD quer que, o plano nacional, preveja "a abordagem multissectorial do problema da anemia, não só numa perspetiva de cuidados de saúde, como de nutrição e alimentação e de educação", defendendo ainda "a realização de rastreios e outras medidas de prevenção e tratamento especialmente dirigidas a grupos sociais mais vulneráveis".
Já o BE quer incluir no plano nacional proposto "medidas para que, ao nível da educação nutricional, fomentem a alteração de hábitos que possam potenciar quadros de anemia" e ainda "investir em meios técnicos, humanos e financeiros do Serviço Nacional de Saúde de forma a responder eficazmente aos baixos números de diagnósticos e tratamentos da Anemia em Portugal".
O PCP defende ainda o reforço e a formação nos cuidados de saúde primários, e dos seus profissionais para a anemia, que possibilite aprofundar o conhecimento desta patologia, em particular o rápido diagnóstico e tratamento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com