Se estivesse no lugar de Rui Moreira (o autarca vai a julgamento no processo Selminho), Rui Rio avançava com uma recandidatura à Câmara Municipal do Porto? "A pergunta feita ao presidente do PSD é uma pergunta que não é fácil de responder. A pergunta feita ao antigo presidente da Câmara Municipal do Porto é fácil de responder", disse o presidente do PSD, esta quinta-feira, quando questionado pelos jornalistas numa conferência de imprensa. E a resposta foi: "Não iria".
O antigo autarca explicou que não se recanditaria tendo em conta a forma como "os portuenses veem a figura institucional do presidente da Câmara.
Se estivesse na posição de Moreira, Rio não corria o risco de, a meio de um mandato e pela primeira vez na história do Porto, "um presidente de Câmara não sair pela porta da frente e ter de sair pela porta de trás, com um tribunal a dizer: 'perdeste o mandato, rua, cometeste um crime'". E isso, sublinhou, pode acontecer, considerando aquilo que a juíza de instrução afirmou.
"Seria muito mau para o Porto que um presidente seja retirado por um tribunal a meio de um mandato e não possa sair, por onde eu saí, pela porta da frente, com o aplauso das pessoas", acrescentou.
"Rui Moreira tem um problema pessoal comigo"
Confrontado com as críticas de Rui Moreira, que afirmou que o líder do PSD tem uma "forma" de atuar politicamente "muito próxima daquilo que são os populistas e demagogos", Rio atirou: "A única coisa que sei, parece-me evidente, praticamente desde o primeiro dia que entrou na câmara do Porto, o doutor Rui Moreira tem um problema pessoal comigo. Ou seja, quase que quer esquecer o passado". Para o líder social-democrata, trata-se mesmo de uma questão pessoal e não política.
"Na vertente política", prosseguiu, "o que me parece relevante é que há um entrosamento entre o PS e o dr. Rui Moreira, independente da acusação penal".
Na ótica de Rio, o PS prepara-se para, no caso de Rui Moreira se recandidatar, ir a eleições fazendo figura de corpo presente", uma vez que, na prática, "aquilo que Costa quer é evitar que o PSD possa ganhar a Câmara do Porto", sendo indiferente se ganha o PS ou o atual presidente. "É notório este entrosamento entre Governo, António Costa e o atual presidente da Câmara do Porto".
Suzana Garcia? "Depois de falarem tanto, tinha alguma curiosidade em conhecê-la"
Rio foi ainda questionado pelos jornalistas sobre o encontro que teve, na terça-feira, com a candidata do PSD à Amadora, Suzana Garcia.
"Depois de vocês falarem tanto, tanto, na dra. Suzana Garcia, compreenderão que tinha alguma curiosidade em conhecê-la pessoalmente, que não conhecia, e teve oportunidade de me dizer quais são as suas ideias para a Amadora", afirmou.
Segundo Rio, no encontro até aproveitou para "dar algumas ideias" à advogada na área da reabilitação urbana e de reconversão de bairros sociais, aproveitando a sua experiência enquanto autarca do Porto.
Questionado se pediu à candidata do PSD, que tem sido notícia pelas suas opiniões polémicas em matérias como a castração química ou por ter dito que o BE devia ser "exterminado", Rio respondeu tratar-se de "uma pessoa inteligente".
"Percebe que a forma como se exprime numa dada circunstância, quando estava na televisão, não é a mesma forma como se deve exprimir noutras circunstâncias", referiu.
Leia Também: "Rui Moreira não tem condições de assumir que cumprirá novo mandato"