"Estamos com sorte de Portugal não ter movimentos extremistas fortes"
Rui Rio encerrou, esta terça-feira, as jornadas parlamentares do PSD.
© Global Imagens
Política PSD
Rui Rio encerrou, esta terça-feira, as jornadas parlamentares do PSD, que se realizaram nos últimos dois dias em Portalegre.
Durante o discurso de encerramento, o líder dos sociais-democratas salientou a importância de "reformar" a democracia e a Justiça como, aliás, tem defendido "nos últimos 10 anos".
"Podemos dizer que vivemos em democracia, mas vamos lá pensar bem, aquilo que é democracia do ponto de vista substantivo está cada vez mais enfraquecido [...]. Temos de modernizar aquilo que tem de ser reformado", vincou Rui Rio, acrescentando que, na sua opinião, "é no enfraquecimento do poder político que a democracia enfraquece" e que os extremismos ganham força.
"Quanto a sociedade muda, torna-se necessário fazer reformas e nestes 45 anos de democracia a sociedade mudou mais do nos anos anteriores [...]. Nós estamos com sorte de em Portugal não termos movimentos extremistas fortes que as pessoas possam-se agarrar, mas em alguns países da Europa isso já acontece, é perigoso", sublinhou o líder do PSD, realçando que esta "reforma e modernização" deve começar nos próprios partidos.
"Os próprios partidos têm de funcionar de forma diferente porque são os principais responsáveis pelo afastamento das pessoas da atividade política", atirou.
Leia Também: PSD proporá "discriminação positiva" do interior na eleição de deputados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com