Presidente da Assembleia da Madeira comparado à Rainha de Inglaterra
O deputado do PTP na Assembleia Legislativa da Madeira José Manuel Coelho ofereceu hoje ao presidente daquele órgão uma "coroa real", considerando que, "à semelhança da Rainha da Inglaterra", se tornou "uma figura decorativa" na Região Autónoma.
© Global Imagens
Política José Manuel Coelho
"A Rainha da Inglaterra só existe para atribuir condecorações. Também aqui temos um presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que é o primeiro órgão da autonomia da Região, a mais alta autoridade, que sucessivamente foi perdendo poder", disse José Manuel Coelho numa intervenção no plenário do parlamento insular.
Na opinião do deputado do PTP, "o presidente da Assembleia da Madeira apenas cumpre uma função decorativa, esvaziada de poder" e, ao longo do tempo, "foi-se submetendo ao Governo e grupo parlamentar do PSD".
José Manuel Coelho criticou, assim, Miguel Mendonça por não ter agendado ainda o debate potestativo requerido pelo PTP sobre a utilidade das "consecutivas viagens" do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, a Bruxelas.
"O presidente da Assembleia nunca agendou esse debate e recusa-se a fazê-lo porque maioria do PSD não concorda", disse José Manuel Coelho, acrescentando que Miguel Mendonça "não faz cumprir o regimento, nem exerce a sua autoridade".
O deputado explicou que, num ato de protesto, "trouxe uma simbologia para oferecer, uma coroa, mas destituída de poder, porque à semelhança da Rainha da Inglaterra, também o presidente da Assembleia deixou esvaziar o poder".
José Manuel Coelho colocou depois a coroa, depositada numa almofada de veludo vermelho, na mesa da presidência da ALM.
"Já acabou o número?", perguntou o responsável do parlamento regional, explicando que o agendamento do debate potestativo depende da agenda do presidente do Governo Regional.
Informou que a assembleia oficiou a presidência do executivo madeirense sobre a pretensão do PTP de realizar um debate potestativo sobre as viagens de Alberto João Jardim.
"Aguardo que a presidência do Governo Regional responda e, quando responder vão ser os primeiros a saber", acrescentou Miguel Mendonça.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com