Miguel Viegas é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Aveiro, mas, por estes dias, tem dado que falar por uma publicação que fez no Facebook acerca da conquista do Ouro olímpico de Pedro Pablo Pichardo nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. "Mérito do atleta que treinou, da escola que o criou e do clube que o comprou! Mas esta não é seguramente uma medalha 100% portuguesa!", escreveu.
Os comentários à publicação do também ex-eurodeputado não se fizeram esperar, com Miguel Viegas a esclarecer, nos comentários, o que pretendeu dizer: "Meus caros, como é óbvio não está aqui em causa a nacionalidade do atleta. O que eu critico é este modelo desportivo mercantilizado que tende a ofuscar a necessidade de investir numa política desportiva que apoie a formação nas escolas e nos clubes!"
Também nos comentários, Conceição Queiroz, jornalista da TVI, considerou que, na posição do candidato, "teria vergonha". "E o golo que deu a Portugal o título de Campeão Europeu de Futebol é o quê?", questionou.
"Submeta-se a tudo o que a ciência oferece e depois fale dos resultados e diga se o senhor é 100% português. Ambos sabemos que não e se apostar… perde. O senhor jamais será 100% português. Sim. Digamos que de forma rasa… primária… o espelho dá o primeiro sinal. Aceite", afirmou ainda.
E Miguel Viegas respondeu: "Conceição Queiroz, medalha 100% portuguesa e não o atleta. E a medalha é feito pelo atleta, treinador, escola de formação e material e equipamento".
Recorde-se que o PSD Seixal usou a medalha de Pedro Pichardo para apelar ao voto nos sociais democratas em detrimento da CDU. "Dia 26 de setembro faça como o campeão. Fuja do comunismo e tenha uma vida de ouro", pode ler-se num outdoor. Pedro Pablo Pichardo, de 28 anos, é natural de Cuba e adquiriu a nacionalidade portuguesa em dezembro de 2017.
Venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, novo recorde nacional, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio'2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).
Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.
Leia Também: Pichardo de Ouro dá a Portugal melhor participação de sempre. As reações