"Foi um grande estadista, foi um bom Presidente da República"
Manuel Alegre recordou Jorge Sampaio, sublinhando o seu "perfil de estadista".
© Global Imagens
Política Jorge Sampaio
Manuel Alegre foi uma das personalidades portuguesas que já reagiu à morte de Jorge Sampaio e, em declarações à RTP3, o socialista lembrou o ex-Presidente da República recordando que se conheciam "há mais de 60 anos", tendo sido "companheiros nas lutas estudantis desde o início".
"Fomos companheiros de luta antifascista e anticolonial e, depois, em combates pela consolidação e institucionalização da Democracia" em Portugal, recordou ainda.
Para Alegre, este momento é de "mágoa, de saudade e de lembrança de muitos destes combates", com Sampaio a ser "uma grande figura da Democracia portuguesa".
"Aquilo que quero sublinhar é o seu perfil de estadista. Foi um grande estadista, foi um bom Presidente da República", destacou, acrescentando o socialista que Sampaio, "em todos os seus atos antes e depois do 25 de Abril, marcou a luta pela Democracia e, depois, a sua construção".
Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa em 1939, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Já mais recentemente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.
Leia Também: Jorge Sampaio, o presidente, socialista, paciente e conciliador
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com