Rio destaca "sentido de responsabilidade, sem facciosismos" de Sampaio
Líder do PSD fez "um balanço excecionalmente positivo daquilo que foi a vida pública" do ex-Presidente da República. Rio espera por discurso de Marcelo para "reprogramar" pré-campanha.
© Global Imagens
Política Jorge Sampaio
Rui Rio, líder do PSD, recordou, esta manhã, Jorge Sampaio, sublinhado o "sentido de Estado e de responsabilidade, sem facciosismos" do ex-Presidente da República que morreu hoje aos 81 anos. "Guardo na minha memória uma relação próxima e muito respeitosa", afirmou.
Já como político, "apesar de, naturalmente, ter havido algumas divergências, faço um balanço excecionalmente positivo daquilo que foi a vida pública do doutor Jorge Sampaio".
Rio apelidou ainda de "coerente" o percurso do antigo chefe de Estado, lembrando que este começou ainda no tempo do Estado Novo. E "também agora, mais recentemente, no Conselho de Estado, com intervenções muito lúcidas, apesar da debilidade física em que se encontrava".
Quanto a uma eventual suspensão da pré-campanha, o líder do PSD revelou que irá esperar por uma decisão de Marcelo Rebelo de Sousa. "O Presidente da República vai falar e nós, depois, em função do que disser, reprogramamos o que tínhamos definido".
A direção do Partido Social Democrata, na figura do seu Presidente, @RuiRioPSD, expressa a toda a família e ao Partido Socialista o seu mais sentido pesar nesta hora. pic.twitter.com/nDN5kv5jAc
— PSD (@ppdpsd) September 10, 2021
Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa em 1939, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Já mais recentemente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.
Leia Também: As frases mais emblemáticas do antigo Presidente Jorge Sampaio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com