A mensagem de Natal do CDS-PP é, no mínimo, diferente. Num vídeo partilhado nas redes sociais, o presidente, Francisco Rodrigues dos Santos, protagoniza uma mensagem na qual caricatura três partidos: Iniciativa Liberal, Chega e PSD.
Através do recurso a personagens fictícias estereotipadas que compõem a mesa de jantar da ceia de Natal da direita portuguesa, 'Chicão' vai descrevendo cada um dos partidos.
Começa por se referir à "prima modernaça" - Iniciativa Liberal -, como alguém liberal, ateia e de sucesso, que pensa em tudo como o Bloco de Esquerda, menos no que à economia diz respeito.
O "primo sem maneiras", caricatura do Chega, é o primo "com ideias um bocado tontinhas" que se exalta "regularmente nas discussões, mesmo sem motivo aparente". Francisco Rodrigues dos Santos enumera ainda várias questões em que o "primo sem maneiras" é dúbio e que, "desconfia", que "não morre de amores pela Democracia".
Por último, o líder do CDS-PP faz referência ao PSD, indicando que é o "irmão desaparecido em combate" que é "mais liberal nos costumes e cada vez mais socialista na economia" e que "este ano decidiu passar o Natal com a família de esquerda".
Relativamente ao partido CDS, Francisco caracteriza-o como "o partido insubstituível", uma alternativa à esquerda capaz de construir pontes à direita.
Veja, na galeria acima, o vídeo de Natal dos centristas.
Leia Também: CDS diz que se chegar a governo, TAP será privatizada "no dia seguinte"