A ex-candidata presidencial Ana Gomes defendeu esta segunda-feira a necessidade de António Costa retomar os debates quinzenais uma vez que possui maioria absoluta.
Numa publicação feita na rede social Twitter, Ana Gomes afirma que o "escrutínio democrático em governação com maioria absoluta exige-o [a retoma dos debates quinzenais]. Para salvaguarda do próprio PS", indica.
E espero q @antoniocostapm tome a iniciativa de os retomar. Escrutínio democrático em governação com maioria absoluta exige-o. Para salvaguarda do próprio @psocialista. https://t.co/3h3ERQ9OXa
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 31, 2022
O fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro foi aprovado em julho de 2020 tendo sido substituídos por sessões a cada dois meses. Com este fim dos debates quinzenais, o escrutínio do funcionamento do executivo diminuiu, no entanto, em julho de 2021, um ano depois da aprovação do novo modelo, tanto o PS como o PSD assumiam-se de acordo num balanço positivo desta mudança.
Agora, com uma maioria absoluta, levanta-se a questão se este atual modelo de debates com o Governo no Parlamento será mantido ou se retomarão os debates quinzenais.
Leia Também: Pela quarta vez, dissolução do parlamento resultou numa maioria absoluta