Operação Marquês. "Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça"
Duarte Marques pensa que Ricardo Salgado "só poderia ter como desfecho esta condenação que hoje ficámos a conhecer".
© Global Imagens
Política Ricardo Salgado
O deputado da Assembleia da República, Duarte Marques, manifestou a sua opinião quanto à decisão anunciada, esta segunda-feira, em relação à condenação de Ricardo Salgado a seis anos de prisão efetiva do processo extraído da Operação Marquês.
"A quantidade de maroscas feitas ou ordenadas por Ricardo Salgado que pudemos comprovar na famosa e honrosa Comissão de Inquérito ao grupo BES/GES só poderia ter como desfecho esta condenação que hoje ficámos a conhecer", pode ler-se na publicação de Duarte Marques.
O social-democrata acrescentou ainda: "Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça".
A quantidade de maroscas feitas ou ordenadas por Ricardo Salgado que pudemos comprovar na famosa e honrosa Comissão de Inquérito ao grupo BES/GES só poderia ter como desfecho esta condenação que hoje ficámos a conhecer. Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça.
— Duarte Marques (@DuarteMarques) March 7, 2022
Na leitura da decisão, o presidente do coletivo de juízes, Francisco Henriques, considerou ter ficado provada "a quase totalidade dos factos constantes da acusação", que imputava três crimes de abuso de confiança ao ex-banqueiro, de 77 anos, que não esteve presente nesta última sessão.
O acórdão estabeleceu uma pena parcelar de quatro anos por cada um dos três crimes de abuso de confiança - cuja moldura penal é de um a oito anos de prisão - imputados a Ricardo Salgado, com o juiz a resumir que, "em cúmulo jurídico, o arguido é condenado a seis anos de prisão".
Leia Também: Catarina Martins defende "urgente fixação de preços dos combustíveis"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com