O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu esta segunda-feira, dia 28 de março, posse a Costa como ministro interino dos Negócios Estrangeiros.
O primeiro-ministro assume cargo durante dois dias, até à tomada de posse do novo Governo, no dia 30 de março, substituindo Augusto Santos Silva que cessará funções nesse dia para poder exercer o estatuto de deputado e se candidatar à Presidência da Assembleia da República.
Na cerimónia, que decorre no Palácio de Belém, tomaram igualmente posse (reconduzidos) os atuais Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Explicava o chefe de Estado na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, que esta tomada de posse será "simbólica", na medida em que o primeiro-ministro estará presente "nas cimeiras da NATO e da União Europeia".
Estiveram presentes nesta curta cerimónia, que durou menos de quatro minutos, o presidente cessante da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. No fim da sessão de cumprimentos, Augusto Santos Silva recebeu um abraço prolongado de António Costa.
Refira-se que Marcelo indicou que era "preciso ter o Governo a funcionar a partir de quarta-feira".
A tomada oficial do novo Governo acontecerá no dia 30 de março, às 17h00.
O primeiro-ministro já apresentou ao Presidente da República a proposta de nomeação de 38 secretários de Estado para o XXIII Governo Constitucional, dos quais 15 são novos e 23 vão transitar do executivo cessante. Recorde, neste link, todos os nomes eleitos por Costa.
[Notícia atualizada às 12h45]
Leia Também: Novo Governo. Costa escolhe 15 novos secretários de Estado e mantém 23