O ex-líder do Partido Social Democrata, Rui Rio, comentou, esta terça-feira, os resultados de uma auditoria ao Novobanco. De acordo com o documento realizado pelo Tribunal de Contas (TdC), o Estado e o Banco de Portugal (BdP) não asseguraram um "controlo público eficaz" na instituição financeira, falhando assim em salvaguardar a "minimização do recurso ao apoio financeiro público" ao banco.
"Alertei imensas vezes para esta situação. Cuidei de o fazer, também, junto do Ministério Público. Tudo se passou descaradamente “diante das nossas barbas”, mas nada acontece", escreve o social-democrata.
"O Governo, ou melhor, os contribuintes foram pagando e a Justiça foi assistindo", continua Rui Rio, deixando uma questão: "Que País somos nós?"
Alertei imensas vezes para esta situação. Cuidei de o fazer, também, junto do Ministério Público. Tudo se passou descaradamente “diante das nossas barbas”, mas nada acontece. O Governo, ou melhor, os contribuintes foram pagando e a Justiça foi assistindo. Que País somos nós? https://t.co/OD6dQLKWZm
— Rui Rio (@RuiRioPSD) July 12, 2022
Ainda de acordo com o documento em questão, não há "evidência de um exercício sistemático" por parte do Fundo de Resolução (FdR) do direito, consagrado no ACC, de "diretamente ou através de 'um contabilista independente', analisar as contas do NB, incluindo as 'perdas por imparidade'".
Leia Também: Greve na IP levou à supressão de 835 comboios até às 20h00