Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Ministro Pizarro? "Desejo-lhe muita saudinha, pela saúde do nosso SNS"

Na ótica de Ana Gomes, dialogar com os profissionais e valorizar as carreiras "é uma questão essencial", para a qual "é preciso dinheiro".

Ministro Pizarro? "Desejo-lhe muita saudinha, pela saúde do nosso SNS"
Notícias ao Minuto

08:29 - 12/09/22 por Notícias ao Minuto

Política SNS

Numa análise da rentrée política do Partido Socialista (PS), Ana Gomes refletiu sobre a tomada de posse do novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerando que o responsável ‘herdou’ os problemas que levaram à demissão de Marta Temido.

A antiga eurodeputada começou por apontar, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, que “Manuel Pizarro é um homem experiente”, uma vez que, além de ter sido “secretário de Estado da Saúde no Governo de José Sócrates, é médico, conhece os problemas, e tem capacidade de diálogo”. Na ótica de Ana Gomes, dialogar com os profissionais e valorizar as carreiras “é uma questão essencial”, para a qual “é preciso dinheiro”.

“A imprensa diz que o primeiro-ministro [António Costa] garantiu a Manuel Pizarro que teria um reforço financeiro, no fundo admitindo que aquilo não era, na verdade, o que [Fernando] Medina tinha dito, quando, de alguma maneira, ‘entalou’ a ministra Marta Temido”, complementou.

A ex-diplomata reforçou, nessa linha, que a “questão de fundo é a da valorização das carreiras profissionais, médicos e outros”, assim como a melhoria da gestão do próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), que assenta não só no dinheiro, “mas também é dinheiro”.

“Nesta fase, só me resta desejar-lhe muita saudinha, porque acho que poderá ser bom para a saúde do nosso SNS”, rematou.

Recorde-se que Marta Temido apresentou formalmente a demissão ao primeiro-ministro, António Costa, "por entender que deixou de ter condições para se manter no cargo" de ministra da Saúde, que ocupava desde outubro de 2018. O anúncio foi feito pelo ministério da Saúde, na madrugada de 30 de agosto.

Pouco depois, o gabinete do chefe de Governo deu assegurou que este "respeita a sua decisão e aceita o pedido, que já comunicou ao senhor Presidente da República".

O primeiro-ministro agradeceu ainda “todo o trabalho desenvolvido" por Marta Temido, "muito em especial no período excecional do combate à pandemia da Covid-19", apontando também que "o Governo prosseguirá as reformas em curso tendo em vista fortalecer o SNS e a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos portugueses".

Nessa linha, António Costa propôs ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a nomeação do eurodeputado socialista Manuel Pizarro para o cargo de ministro da Saúde, na sexta-feira.

Manuel Pizarro, especialista em Medicina Interna, foi secretário de Estado da Saúde nos dois executivos socialistas liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011.

Depois de conhecida a sua nomeação como novo ministro da Saúde do terceiro Governo liderado por António Costa, o responsável tomou posse do cargo, no sábado.

Leia Também: Regulamentação do SNS? "Decisão até ao fim da semana" (e deverá ter 'ok')

Recomendados para si

;
Campo obrigatório