OE2023. Deputado do PSD quer reforço de verbas nas OSP de ligações aéreas
Paulo Moniz considerou “inadmissível” a hipótese de interrupção das obrigações de serviço público (OSP) em ligações aéreas para os Açores.
© PSD/Açores
Política OE2023:
Na audição da Comissão de Orçamento e Finanças ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, o deputado social-democrata Paulo Moniz defendeu "um reforço de verbas nas obrigações de serviço público (OSP) em ligações aéreas para os Açores", pedindo que a proposta de Orçamento de Estado para 2023 garanta o valor "correto" para as ilhas de Santa Maria, Pico e Faial, "que são 10 milhões e não 3,5 milhões de euros".
Moniz alertou para o valor contemplado na proposta socialista de OE2023, que diz ser muito reduzido. Na sua intervenção, considerou que "a hipótese de interrupção daquele serviço é completamente inadmissível" e argumentou que "segundo os estudos que foram feitos, e que têm em conta o tráfego aéreo, a caracterização daquelas rotas e as demais condicionantes, aponta-se um valor de cerca de 10 milhões de euros como o necessário para as efetivar".
Citado em comunicado pelo próprio partido, o deputado social-democrata alertou para os "problemas" das OSP aéreas em relação às ilhas de Santa Maria, Pico e Faial. "Essas rotas significam, para as respetivas ilhas um salto civilizacional, económico, de afirmação e de coesão nacional, que em alguma circunstância nos passa pela cabeça possa ser revertido", afirmou, considerando que o seu fim seria um "passo atrás".
"Trata-se de um conjunto de ligações aéreas já consolidadas", explicou Paulo Moniz, defendendo que "o crescimento histórico das mesmas e a interligação das populações daquelas três ilhas são uma valia acrescida para o país e para a região, que levou muito anos a conquistar".
Leia Também: OE? Cenário macroeconómico "corre sérios riscos de não se concretizar"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com