IL quer provas de aferição nos anos finais de cada ciclo do ensino básico
A Iniciativa Liberal deu entrada no Parlamento de um projeto de lei que prevê a realização de provas de aferição no final de cada ciclo de estudo, até porque "os currículos e metas são definidos por ciclo de estudo, pelo que a avaliação deverá seguir o mesmo critério".
© Global Imagens
Política Provas de aferição
O Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) deu entrada no Paramento de um projeto de lei que prevê a realização de provas de aferição no final de cada ciclo de estudo. No documento, a IL defende que o modelo atual de provas nos 2.º, 5.º e 8.º anos, imposto pelo governo socialista, "além de não permitir que haja uma avaliação concreta das aprendizagens no final de cada ciclo, não permite, igualmente, que se faça uma análise da execução e da gestão do currículo nas escolas, tendo em conta os objetivos a alcançar nas diversas áreas disciplinares".
Os liberais acusam que se perdeu "o nível de comparabilidade ao longo dos anos na avaliação e definição do perfil de desempenho de cada aluno e na identificação das carências em cada ciclo de estudo" e que "a existência de avaliação formativa no final do ciclo permite igualmente o exercício de maior autonomia pedagógica pelas escolas ao longo de cada ciclo, pelo que tem vantagens adicionais como elemento regulador e de equilíbrio face uma maior autonomia".
"A Iniciativa Liberal considera que a avaliação externa reforça a avaliação interna e a própria avaliação formativa. Tendo em consideração estas referências e com base na importância de se definir um papel regulador e certificador das provas externas, a Iniciativa Liberal vem propor uma alteração ao Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que permita reintroduzir as provas de aferição no final do 4.º ano do 6.º ano2", pode-se ler no documento assinado pelos deputados liberais.
Leia Também: PSD defende provas de aferição obrigatórias nos 4.º e 6.º anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com