O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, completa esta segunda-feira 100 dias no cargo, destacando-se algumas frases que a Lusa escolheu entre as várias posições públicas:
"Há quem salive e desespere pelo fim do PCP. (...) Pois daqui fica o conselho, esperem sentados."
Na sua primeira intervenção como secretário-geral do PCP
13-11-2022
"Obrigado, camarada Jerónimo de Sousa. Obrigado pelo teu empenho, obrigado pelo teu contributo, obrigado pelo teu papel. A alteração das tuas responsabilidades não significa um adeus; é um 'até já camarada Jerónimo'!"
Idem, ibidem
"O PCP não tem nada a ver com o governo russo. (...) A ação militar é condenável, mas isto não começou agora, não há aqui uns muito bons e uns muito maus, há responsabilidades partilhadas."
Lusa, 16-11-2022
"Tenho um amigo de infância e a determinada altura -- miúdos de seis, sete anos -- ele tinha um cachorrinho. Então a brincadeira que se montou -- que era uma coisa completamente absurda -- era três crianças que à vez atiçavam o cão. Atiçavam o cão, quando o cão vinha para morder gritavam e o cão, coitado, baixava... A brincadeira era assim. Esse meu amigo, que era o dono do cão, quando foi a vez dele de fazer esse movimento de atiçar o cão, o cão deu-lhe 20 e tal dentadas. Ao dono! E a pergunta é: a culpa é do cão? O cão é culpado desse ato?".
Paulo Raimundo comparando a Rússia a um "cão atiçado"
Lusa, 16-11-2022
"Achamos que não é normal neste curto espaço de tempo estas mudanças todas [no Governo]: Agora, não fazemos é disso o elemento central da nossa intervenção, não interessa os nomes, interessa é as políticas."
02-12-2022
"Isto não vai lá de 240 euros em 240 euros, isto vai lá com aumentos salariais, com o aumento das pensões e com a contenção dos preços para acabar com a especulação."
15-12-2022
"[António] Costa vai mais longe no corte de pensões do que Passos [Coelho]."
Expresso, 16-12-2022
"Tenho de reconhecer publicamente o empenho e a dedicação de Pedro Nuno Santos nesse esforço de construção da solução de 2015 ['geringonça']. Isso não há como negar e, portanto, sem nenhum problema o afirmo."
Antena 1, 05-01-2023
"O Governo está obrigado a dar resposta aos problemas [dos professores], acho que não tem outra alternativa."
16-01-2023
"A situação política preocupa me pouco. O que me preocupa mais é a situação económica e social, porque esse é que é o problema com que nós estamos confrontados."
26-01-2023
"Nós somos completamente contra essa ideia [da privatização da TAP]. É um erro que, a concretizar-se, será um crime económico. E nós faremos tudo para contrariar essa ideia."
07-02-2023
Leia Também: Paulo Raimundo assinalará 100 dias à frente do PCP com ações em pelo país