"Se Portugal quiser tomar conta do Estado de São Paulo não há problema?"
O comentário do social-democrata Duarte Marques surge depois de Lula da Silva ter entreaberto a porta para uma exceção na soberania do território ucraniano.
© Global Imagens
Política Duarte Marques
O antigo deputado do Partido Social Democrata Duarte Marques comentou, esta sexta-feira, as últimas declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia.
"Portanto, segundo Lula, se Portugal quiser voltar a tomar conta do Estado de São Paulo ou Santa Catarina não há problema?", questionou o social-democrata numa publicação partilhada no Twitter.
O comentário surge depois de o líder brasileiro, que visita Pequim na próxima semana, ter referido que o presidente da Rússia, Vladimir Putin "não pode ficar com o terreno da Ucrânia", mas a polémica instalou-se quando disse que o território da Crimeia, anexado ilegalmente por Moscovo em 2014, podia ser exceção.
"Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar", referiu em declarações aos jornalistas, durante uma intervenção em que também disse que ia pedir a Pequim que promovesse o diálogo entre a Rússia e a Ucrânia.
Portanto, segundo Lula, se Portugal quiser voltar a tomar conta do Estado de São Paulo ou Santa Catarina não há problema?
— Duarte Marques (@DuarteMarques) April 7, 2023
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleg Nikolenko, já respondeu a Lula e disse que o país não faz comércio com os seus territórios".
Leia Também: Kyiv responde a Lula: "Ucrânia não faz comércio com os seus territórios"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com