PS destaca crescimento económico acima de todas as "expectativas"
O PS destacou hoje que a economia portuguesa registou no primeiro trimestre do ano um crescimento económico acima de todas as expectativas, ao mesmo tempo que se assiste a uma redução da inflação e da dívida.
© Blas Manuel/Notícias Ao Minuto
Política Jamila Madeira
De acordo com a estimativa rápida agora divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e 1,6% em cadeia.
Numa declaração aos jornalistas, no parlamento, a vice-presidente da bancada socialista Jamila Madeira defendeu que os resultados económicos e financeiros alcançados "demonstram aquilo que o PS tem feito na sua governação".
"No primeiro trimestre de 2023, o PIB teve o maior crescimento em cadeia e o terceiro maior em termos homólogos de todos os países cujos resultados foram hoje conhecidos. O crescimento foi maior em termos de expectativas e em termos de média da zona euro", sustentou a dirigente do PS.
Na perspetiva de Jamila Madeira, para estes resultados de Portugal, contribuíram entre outros fatores as exportações, com um crescimento de 13,13%.
"Também importa assinalar um recuo da inflação para 5,7%. Uma queda 1,7 pontos percentuais, algo muito relevante, sobretudo, porque esta inflação foi calculada ainda antes de termos o impacto das novas medidas que entraram em vigor no passado dia 18", indicou.
Jamila Madeira disse ainda que estes resultados são alcançados "depois de em 2022 se ter verificado um crescimento acima do PIB potencial do país em 1,5%, o segundo maior do século, de se ter registado uma convergência com a União Europeia e de se manter uma trajetória decrescente ao nível do rácio da dívida pública".
"Ou seja, estamos perante sinais que o PS sublinha. Sinais que estão em linha com o aumento da confiança das famílias e das empresas, com a melhoria das expectativas sobre a evolução da situação financeira e com as medidas que esta semana o Governo apresentou no quadro dos cenários do Programa de Estabilidade 2023-2027", acrescentou.
Leia Também: Medina destaca "bons resultados" do PIB (e critica "fugas de informação")
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com