Depois da (esperada) demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba, ao final da tarde desta terça-feira, surgem agora as reações dos partidos da oposição. O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, referiu que a saída do ministro das Infraestruturas "pelo próprio pé" mostra "falta de liderança" do primeiro-ministro António Costa.
"A saída do Ministro das Infraestruturas pelo próprio pé, depois das reuniões da manhã e da tarde não terem produzido esse resultado, diz muito sobre a liderança - ou a falta dela - do PM", declarou Montenegro numa publicação na rede social Twitter.
A saída do Ministro das Infraestruturas pelo próprio pé, depois das reuniões da manhã e da tarde não terem produzido esse resultado, diz muito sobre a liderança - ou a falta dela - do PM.
— Luís Montenegro (@LMontenegroPSD) May 2, 2023
De recordar que o ministro das Infraestruturas, João Galamba, apresentou a demissão ao primeiro-ministro, António Costa, "em prol da necessária tranquilidade institucional".
"Comunico que apresentei, agora mesmo, o meu pedido de demissão ao senhor primeiro-ministro. No atual quadro de perceção criado na opinião pública, apresento o meu pedido de demissão em prol da necessária tranquilidade institucional, valores pelos quais sempre pautei o meu comportamento e ação pública enquanto membro do Governo", lê-se no comunicado enviado pelo Ministério.
João Galamba reiterou também que, "numa altura em que o ruído se sobrepõe aos factos, à verdade e à essência da governação, é fulcral reafirmar que esta Área Governativa", que se orgulha de ter liderado, "nunca procurou ocultar qualquer facto ou documento".
"Demito-me apesar de em momento algum ter agido em desconformidade com a lei ou contra o interesse público que sempre promovi e defendi na minha atuação enquanto governante, tal como foi, detalhada e publicamente, reconhecido pelo senhor primeiro-ministro", acrescentou.
Leia Também: António Costa fala ao país sobre situação política nacional hoje às 20h45