Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Montenegro pede demissão de Galamba e substituição da líder do SIRP

O líder do PSD reforçou que "Portugal está mergulhado no pântano político".

Montenegro pede demissão de Galamba e substituição da líder do SIRP
Notícias ao Minuto

12:10 - 19/05/23 por Teresa Banha

Política PSD

O presidente do Partido Social Democrata comentou, esta sexta-feira, a situação polémica da TAP, nomeadamente, o incidente no Ministério das Infraestruturas que agora é alvo de escrutínio em sede de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

"Tomei a iniciativa de transmitir ao primeiro-ministro que considero que a senhora secretária-geral dos SIRP da República Portuguesa deve ser substituída. A questão é muito grave e não pode passar em claro. Ou o SIRP atuou sobre ordens e comando direto da sua tutela ou SIRP atuou por sua iniciativa", começou por referir o líder do PSD, na sede do partido, no Porto.

O líder dos sociais-democratas acrescentou também que também o ministro das Infraestruturas deverá abandonar o cargo. "A bem da dignidade da política o  ministro João Galamba deve mesmo ser demitido", atirou, reforçando que o primeiro-ministro, António Costa, não se pode "esconder" na agenda internacional "quando tem a casa a arder".

Cada vez mais são os portugueses que estão a concluir que não mudando o Governo, é preciso mudar de Governo

"Como muito bem assinalou o Presidente da República quando afirmou a sua divergência de fundo com o primeiro-ministro e propôs exoneração do atual ministro das Infraestruturas a responsabilidade política e administrativa é essencial para que portugueses acreditam naqueles as e naqueles que nos governam", continuou.

Cada vez mais são os portugueses que estão a concluir que não mudando o Governo, é preciso mudar de Governo

Montenegro considerou também que "Portugal mergulhou num pântano político" e que Costa está "instalado arrogantemente numa maioria absoluta".  

"Por parte do PSD, continuaremos a escrutinar a ação do Governo e da administração", atirou, dizendo que o partido estava a trabalhar numa alternativa "sólida" para substituir o atual Executivo. "Já só um novo Governo e uma nova maioria podem reestabelecer a normalidade em Portugal", rematou. 

"O primeiro-ministro está a assobiar para o ar, desaparecido da agenda nacional, entretido com a agenda internacional, e mão está a dar ao país a resposta que o país reclama", insistiu.

O social-democrata considerou que o atual Governo "não estanca a instabilidade" criada por si e que o responsável, António Costa, não era suficientemente "diligente para poder pôr cobro a uma situação de degradação". "Cada vez mais são os portugueses que estão a concluir que não mudando o Governo, é preciso mudar de Governo", rematou.

Montenegro classificou ainda como "legítimo" que os responsáveis da Comissão Parlamentar de Inquéirito queria ouvir o chefe de Governo, António Costa, e garantiu que o PSD não se iria opor a isso. A possibilidade de Costa ser ouvido foi levantada hoje, depois que a Iniciativa Liberal dizer que o que "em pessoa" na CPI, devido ao episódio que se passou no Ministério das INfraestruturas.

Ainda quanto a esta pasta - e episódio -, Montenegro disse que um ministro que está "permanentemente a atualizar a sua versão" e que quer "de uma forma infantil, confundir o país, fazendo consideração como as que fez ontem, ao dizer que uma reunião entre membro do Governo e bancada parlamentar que o suporta tem exatamente os mesmos contornos que uma reunião dessa bancada com membro do um Comissão Executiva de uma empresa pública que está sobre uma intervenção onde os portugueses já gastaram 3 mil milhões de euros; que está sobre escrutínio no Parlamento; querer confundir o país, de facto, dá nota, que não está à altura das suas responsabilidades".

[Notícia atualizada às 12h53]

Leia Também: MAI confirma que foi 'ponte' entre Galamba e PSP. "Contactou-me"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório