BE votou líder de mão no ar? "Paciência para gente burra e mentirosa"
Em causa estão as acusações proferidas pelo líder do partido de extrema-direita Chega, que atirou que Mariana Mortágua foi eleita para o cargo de líder do BE "em congresso, de mão no ar, sem votação secreta".
© Getty Images
Política Bloco de Esquerda
Depois de o líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, ter acusado o Bloco de Esquerda (BE) de ter eleito Mariana Mortágua para o cargo de coordenadora “em congresso, de mão no ar, sem votação secreta”, a deputada bloquista Joana Mortágua esclareceu que as urnas estiveram abertas “durante dois dias”, apontando, inclusivamente, para o facto de as televisões nacionais terem mostrado "a Mariana a votar em urna".
“Viram a malta a votar as moções e começaram a dizer que elegemos a Mesa Nacional de braço no ar. Tivemos as urnas abertas durante dois dias, mas isso não interessa nada. Santa paciência para levar com gente burra e mentirosa”, atirou, através da rede social Twitter.
A irmã da agora líder bloquista incluiu, na mesma publicação, uma imagem das declarações proferidas por André Ventura, esta segunda-feira, bem como o regulamento da XIII Convenção Nacional do BE, ressalvando que “as televisões passaram imagens da Mariana a votar em urna”.
“Literalmente passou na televisão”, reforçou.
Viram a malta a votar as moções e começaram a dizer que elegemos a Mesa Nacional de braço no ar. Tivemos as urnas abertas durante dois dias mas isso não interessa nada. Santa paciência para levar com gente burra e mentirosa. https://t.co/YZsTiyCccl pic.twitter.com/t2InpeU3Hq
— Joana Mortágua ️️️ (@JoanaMortagua) May 29, 2023
Isto porque, enquanto outros felicitaram a nova dirigente do BE, o líder da extrema-direita considerou que o partido de esquerda elegeu "o pior que a política tem", atirando que, "além da apropriação ilegal de dinheiro público (que teve de devolver), Mortágua tem um profundo ódio às empresas e aos empresários, desprezo pelos portugueses comuns e uma obsessão doentia com minorias".
O responsável acusou ainda que "a nova coordenadora do Bloco foi eleita, em congresso, de mão no ar, sem votação secreta", o que é "nulo e ilegal". "Se fosse no Chega, o que já estaria a ser dito? Que alarmes já teriam soado?", questionou.
De notar que a XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda decorreu este fim de semana, tendo sido marcada pela despedida de Catarina Martins. Mariana Mortágua era a grande favorita a suceder ao cargo de coordenadora do BE, o que foi confirmado no domingo.
A bloquista tomou o pódio com uma vitória expressiva, tendo arrecadado 67 dos 80 mandatos no órgão máximo do BE entre convenções, enquanto a moção adversária, de Pedro Soares, amealhou apenas 13.
Leia Também: Sai Catarina, entra Mariana para "resgatar o país deste jogo vicioso"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com