Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Corrupção na Defesa? Ministra está "atenta" e pediu auditoria a contratos

Helena Carreiras falou, esta terça-feira, sobre as suspeitas de corrupção no Ministério da sua pasta após a demissão do secretário de Estado Marco Capitão Ferreira.

Corrupção na Defesa? Ministra está "atenta" e pediu auditoria a contratos

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, esclareceu, esta terça-feira, que está "muitíssimo atenta e naturalmente preocupada" com as suspeitas de corrupção no Ministério da sua pasta, após a demissão do secretário de Estado Marco Capitão Ferreira.

De acordo com a ministra, "é um tema que merece atenção e preocupação". "O facto é que procurei, sempre que havia indícios, fazer aquilo que devia ser feito", acrescentou, dando conta de inspeções em curso pela Inspeção-Geral da Defesa Nacional a todas as entidades da Defesa.

Questionada, na CNN 'Town Hall', se o pedido de auditoria às contas da Portugal Defense foi feito já tarde, Helena Carreiras atira: "Pedi a inspeção quando foi oportuno pedir e quando houve indícios que a circunstância o exigisse, após a demissão do secretário de Estado". 

Em causa está um contrato de assessoria de mais de 70 mil euros com a Direção Geral dos Recursos da Defesa, onde o ex-Secretário de Estado só esteve em funções quatro dias. 

"O senhor ex-secretário de Estado deu-me informação que considerei que deveria ser depois apresentada conforme ele próprio solicitou e eu pedi até celeridade ao Parlamento", acrescentou ainda.

De acordo com a ministra, "não havia razão para não confiar numa breve e primeira explicação que deu [Marco Capitão Ferreira] sobre o contrato de assessoria e o Parlamento seria o lugar ideal e fundamental para prestar todos os esclarecimentos". "A partir do momento em que há uma nova circunstância agi de acordo com aquilo que seria exigível", frisou ainda.

No momento em que soube da "nova circunstância", a ministra sublinhou ainda ter pedido também "uma auditoria pela Inspeção-Geral da Defesa Nacional às assessorias da Direção de Recursos da Defesa Nacional".

"Estou convicta que muito em breve, esse assunto será plenamente resolvido", atirou Helena Carreiras, referindo-se às contas da Portugal Defense. "As contas estão apresentadas, mas estou convicta que este processo ficará resolvido", reiterou.

Recorde-se que a proposta de exoneração do secretário de Estado da Defesa foi divulgada, no início do mês pelo gabinete do primeiro-ministro, com a indicação de que "lhe foi transmitida pela ministra da Defesa Nacional [Helena Carreiras], a pedido do próprio".

A exoneração aconteceu após o ex-secretário de Estado da Defesa ter sido constituído arguido no âmbito do processo 'Tempestade Perfeita', o que levou a Polícia Judiciária a fazer buscas na sua residência e no Ministério da Defesa.

Marco Capitão Ferreira era secretário de Estado da Defesa desde que o atual Governo tomou posse, em 30 de março de 2022.

Leia Também: Defesa? "Tenho todas as condições para explicar o que for necessário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório