Espanha? "Conto que governo seja liderado por quem venceu as eleições"
Montenegro destacou que "houve uma vitória eleitoral" em Espanha "que deve conduzir à formação de um governo".
© Lusa
Política Luís Montenegro
O líder do PSD, Luís Montenegro, comentou, esta segunda-feira, o resultado das eleições em Espanha e defendeu que o povo espanhol "falou de uma forma muito clara", esperando que o "governo seja liderado por quem venceu as eleições".
"O povo espanhol falou e falou de uma forma muito clara. Quis um governo e quis um líder desse governo. Agora o sistema político espanhol responderá da forma que entender", afirmou o social-democrata aos jornalistas, à margem de uma visita à Madeira, referindo-se à vitória do Partido Popular, sem conseguir maioria absoluta com o VOX.
Montenegro destacou que "houve uma vitória eleitoral" em Espanha "que deve conduzir à formação de um governo", que deverá, por sua vez, "conduzir a um ciclo de crescimento e desenvolvimento económico e social que possa depois ser aproveitado do lado de cá da fronteira".
"Conto que o governo seja liderado por quem venceu as eleições porque é isso que é normal em democracia e é isso que é normal também na Península Ibérica", reiterou o líder da oposição portuguesa.
Sublinhe-se que as eleições de domingo em Espanha tiveram um resultado inconclusivo, com nenhum dos dois principais blocos a garantir uma maioria absoluta.
Os conservadores do Partido Popular venceram as eleições, mas sem conseguirem a maioria absoluta com o VOX.
O PP, com 136 deputados, e o VOX, com 33, só conseguiram somar 169 deputados no parlamento, ficando a sete dos 176 necessários para a maioria absoluta.
O PSOE, com 122 deputados, e o Somar, com 31, totalizaram 153 lugares no parlamento e poderão ter mais deputados do que a direita com os aliados da última legislatura.
Leia Também: Montenegro saúda Feijóo e diz que "espanhóis querem um governo novo"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com