PCP quer ver construída uma nova ala cirúrgica no hospital de Braga
Proposta do PCP surge na sequência da aprovação de uma recomendação da CDU na Assembleia Municipal de Braga.
© Hospital de Braga
Política Braga
O Partido Comunista Português (PCP) deu entrada na Assembleia da República um projeto de resolução que prevê a "construção de uma nova ala cirúrgica no hospital de Braga".
Recordando que "no passado dia 16 de junho, a Assembleia Municipal de Braga aprovou por unanimidade a recomendação da CDU para dirigir [...] a exigência da concretização o mais célere possível da construção de novas instalações de cirurgia ambulatório no Hospital de Braga", os comunistas lamentam que PS, PSD, IL e Chega tenham rejeitado "a proposta do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República para inclusão de verbas para este efeito em sede Orçamento do Estado para 2023".
Assim, conforme se pode ler no documento do projeto de resolução, o PCP quer que o Governo "inicie os procedimentos necessários à concretização célere da construção de uma nova ala cirúrgica no hospital de Braga", atribuindo "formalmente ao Conselho de Administração do Hospital de Braga a competência para desencadear os procedimentos necessários ao início do processo de construção de uma nova ala cirúrgica".
Os comunistas querem ainda o Executivo a desenhar um cronograma para a empreitada e a assegurar "a abertura do concurso público num prazo de nove meses". Deverá ser ainda o Governo a assumir "o montante global de investimento plurianual a realizar e as respetivas fontes de financiamento, tornando desde já público o prazo previsto para a efetivação deste importante investimento".
Em jeito de conclusão, o PCP pede também ao Governo que dote esta unidade hospitalar de "trabalhadores, meios materiais e financeiros adequados à prestação de cuidados de saúde de qualidade aos utentes da região".
"Ainda que o edifício do hospital de Braga tenha apenas 12 anos, as 13 salas operatórias têm uma taxa de ocupação muito elevada, implicando que o hospital de Braga tenha tomado a opção de alugar instalações em unidades privadas de forma a recuperar as listas de espera", argumentam os comunistas, que, apesar de não discordar destas medidas como soluções temporárias, dizem ser prioritária "a concretização de um projeto de construção do novo edifício de cirurgia de ambulatório adjacente ao hospital, aguardado há vários anos, que permitirá expandir a atividade e criar salas exclusivas para a cirurgia cardíaca e a cirurgia vascular".
Leia Também: Hospital de Braga com novos horários e condições de visitas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com