Marrocos. BE lamenta mortes e mostra-se solidário com povos que sofrem
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, lamentou hoje as mortes provocadas pelo sismo que atingiu Marrocos e manifestou a sua solidariedade para com "todos os povos que sofrem".
© Getty Images
Política Sismo em Marrocos
"Quero deixar uma palavra de solidariedade, em nome de todos nós, com o povo marroquino, pelo desastre natural que o atingiu, lamentando profundamente a sua dor, as mortes e o desespero de quem ficou sem nada", afirmou.
Mariana Mortágua falava em Viseu, durante a sessão de encerramento do Fórum Socialismo, a 'rentrée' política do BE, que teve início na sexta-feira à noite e foi o primeiro desde a sua eleição como líder bloquista.
O balanço provisório do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu hoje para 2.122 o número de mortos e para 2.421 o de feridos, anunciou o Ministério do Interior marroquino.
O balanço anterior era de 2.012 mortos e 2.059 feridos.
O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registou a magnitude do sismo em 6,8.
Leia Também: Desigualdades, guerra e clima impõem ameaça de "agressividade extrema"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com