O deputado do do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, acusou esta sexta-feira o Governo de não apresentar "nenhuma proposta nova" para o mercado da habitação no Orçamento de Estado do próximo ano.
Pedro Filipe Soares reforçou a ideia de que é necessário ajudar as famílias no mercado da habitação e que o Governo "podia ir mais longe do que atualmente que tem feito". O deputado disse ainda que o Governo "não quer mexer nos lucros milionários que a banca teve".
O BE defendeu que o Executivo deveria "mexer na especulação que está a dificultar o acesso à habitação" - seja no momento de arrendar ou de adquirir crédito à habitação. Para Pedro Filipe Soares, "o Governo teima em não querer tetos às rendas".
"O Governo não quer mexer nos lucros milionários que a banca teve, nem meter a banca a ajudar as famílias neste momento tão difícil", afirmou ainda Pedro Filipe Soares.
A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024 é entregue no dia 10 de outubro, a discussão na generalidade está marcada para os dias 30 e 31 do mesmo mês e a votação final global do documento será no dia 29 de novembro.
Leia Também: Vêm aí apoios às rendas e ao crédito. "Das poucas medidas com interesse"