Rio critica aumento do IUC "só para os menos afortunados"
Segundo a proposta do OE2024, o Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Política Rui Rio
Rui Rio, antigo líder do PSD, criticou, este sábado, a proposta do Governo para aumentar o Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros com matrícula até 2007, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), Rio questiona se a medida "faz algum sentido", uma vez que vai afetar "os menos afortunados".
"Parece que se pretende baixar portagens no Algarve, compensando com aumento de impostos; neste caso com o IUC. Para todos? Não, só para os menos afortunados. Apenas para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo e tem de ter um com mais de 17 anos. Isto faz algum sentido?", escreveu.
Recorde-se que o Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos - e que não estão isentos do pagamento deste imposto.
Parece que se pretende baixar portagens no Algarve, compensando com aumento de impostos; neste caso com o IUC. Para todos? Não, só para os menos afortunados.
— Rui Rio (@RuiRioPT) October 14, 2023
Apenas para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo e tem de ter um com mais de 17 anos.
Isto faz algum sentido?
Quem vai pagar mais IUC?
Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os veículos com matrícula até 2007 de "categoria A e E". Ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Autoridade Tributária (AT) esclareceu que, "de acordo com o Código do Imposto Único de Circulação, os veículos cuja data de primeira matrícula é anterior a 1981 não estão sujeitos a IUC".
Significa isto que o IUC será agravado para carros com matrícula entre 1981 e 2007, segundo a proposta do Governo.
Leia Também: Já há uma petição contra o aumento do IUC para os carros mais antigos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com