"O ministro João Galamba já há muito tempo que não reúne as condições para se mater em funções", afirmou Inês de Sousa Real.
Em declarações aos jornalistas após notícias de buscas em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro no âmbito de uma investigação sobre projetos de exploração de lítio, em Montalegre.
A deputada única do PAN sustentou com "a opacidade" como o ministro João Galamba "tem gerido os dossiês que tem a seu cargo".
Inês Sousa Real considerou também que "é importante que António Costa venha esclarecer de forma cabal" esta situação.
O jornal Público noticiou a realização de buscas pela PSP nesta manhã em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, no âmbito de uma investigação sobre projetos de exploração de lítio, em Montalegre.
Segundo o Público, foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo de Costa, Diogo Lacerda Machado, e o presidente da Câmara Municipal de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas.
O jornal acrescentou que serão constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, assim como o anterior ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Também esta manhã, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, em Lisboa, a pedido deste.
Leia Também: Galamba constituído arguido. Costa investigado pelo Supremo