Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Livre enaltece contributo de Delors "para uma Europa unida e social"

O Livre lamentou hoje a morte do antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, aos 98 anos, enaltecendo o seu "contributo para uma Europa unida e cada vez mais social". Óbito/Delors: Livre enaltece contributo de Delors "para uma Europa unida e cada vez mais social"

Livre enaltece contributo de Delors "para uma Europa unida e social"
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/12/23 por Lusa

Política Livre

Em comunicado, o Livre escreve que "Jacques Delors foi mais do que um político socialista francês, foi um político europeu cujo trabalho e dedicação transcenderam as fronteiras que outrora foram palco de guerra".

"O seu contributo para uma Europa unida e cada vez mais social é um legado que ainda perdura. O seu trabalho, primeiro como eurodeputado, e depois como o Presidente da Comissão Europeia que mais tempo assumiu o cargo, foi marcado pelo empenhamento na construção de uma Europa mais justa, pacífica e democrática", lê-se no texto. 

Mesmo após terminar o mandato, Delors "continuou ativo e propositivo no processo de aprofundamento da integração europeia".

O Livre apresenta as suas condolências à família, amigos e aos militantes do Partido Socialista Francês. 

O antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, morreu hoje em Paris aos 98 anos, disse a sua filha Martine Aubry à agência France Presse (AFP).

Figura da construção do projeto europeu e considerado o "pai do euro", Jacques Delors foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, durante três mandatos, incluindo na adesão de Portugal à União Europeia (1986).

Em 1986, aprovou o Ato Único Europeu, o qual levou à criação do Mercado Único Europeu, em 1993.

A assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, a reforma da Política Agrícola Comum e o lançamento da União Económica e Monetária que conduziu à criação do euro são outros dos momentos do projeto europeu que estão associados a Delors.

Enquanto membro do Partido Socialista francês, em 1974, e do seu comité diretor, em 1979, foi eleito parlamentar europeu em 1979 e presidiu à Comissão Económica e Monetária até maio de 1981.

De maio de 1981 a julho de 1984, Jacques Delors foi ministro da Economia e das Finanças e foi também eleito presidente da Câmara de Clichy, de 1983 a 1984.

Leia Também: Delors, socialista "pragmático" que tinha um sonho europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório