"Não é verdade que tenha sido convidado. Como militante do PS estou disponível para discutir ideias, mas não é minha intenção voltar à vida política ativa", referiu o secretário de Estado do antigo ministro das Finanças Mário Centeno, contrariando uma informação dada à agência Lusa por elementos da equipa do novo líder, Pedro Nuno Santos.
Ricardo Mourinho Félix foi um dos principais "operacionais" da equipa coordenada por Mário Centeno que elaborou o cenário macroeconómico, em 2015, para o anterior líder socialista, António Costa.
Natural de Setúbal, quadro do Banco de Portugal, professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa entre 2001 e 2006, Ricardo Mourinho Félix foi designado vice-presidente do BEI em outubro de 2020, cargo que ocupou até ao final deste ano.
Militante do PS desde os 18 anos, durante o período em que o atual governador do Banco de Portugal foi ministro das Finanças Mourinho Félix foi primeiro secretário Adjunto do Tesouro e das Finanças e depois secretário de Estado Adjunto e das Finanças.
Antes de exercer funções governativas, desempenhou funções de coordenação na área de conjuntura e previsão no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. Também no Banco de Portugal, entre 2004 e 2013, exerceu funções no Grupo de Previsão da Economia Portuguesa.
Leia Também: Pedro Nuno vai ter Mourinho Félix na equipa para programa de finanças