Parlamento da Madeira regista empate pela 1.ª vez ao votar iniciativas
O parlamento da Madeira registou hoje, pela primeira vez, um empate na votação de duas iniciativas, uma do PCP e outra do PS, ao obterem 23 votos contra do PSD/CDS-PP e 23 a favor da oposição, com abstenção do PAN.
© Wikimedia Commons
Política Parlamento da Madeira
As iniciativas em causa foram um voto de solidariedade do PCP com a população do Porto Santo devido à paragem por um mês do navio que estabelece a ligação entre ilhas para manutenção e um projeto de resolução do PS para a realização de uma avaliação independente dos incêndios ocorridos no arquipélago para identificar os riscos associados às vulnerabilidades da floresta da região
A maioria PSD/CDS-PP, constituída por 23 deputados (20 social-democratas e três centristas), num total de 47 que compõem o hemiciclo, votou contra, mas o PS (11 deputados), o JPP (cinco), o Chega (quatro), o PCP, a IL e o BE (um cada) votaram a favor.
Já a deputada única do PAN, partido que assinou um acordo de incidência parlamentar com os social-democratas, absteve-se, situação que gerou o empate.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, o centrista José Manuel Rodrigues, pediu a repetição da votação nos dois casos, obtendo o mesmo resultado, situação que, de acordo com o regulamento da instituição, determina a sua rejeição.
Nas eleições legislativas regionais de setembro de 2023, a coligação PSD/CDS-PP ficou a um deputado da maioria absoluta, tendo assinado um acordo com a deputada única do PAN, Mónica Freitas, para viabilizar o terceiro executivo chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.
Leia Também: MP diz que "existem dúvidas" sobre causas de queda de árvore no Monte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com