Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º

Galiza. Montenegro felicita PP pela quinta maioria absoluta consecutiva

O presidente do PSD, Luís Montenegro, felicitou hoje o Partido Popular espanhol pela quinta maioria absoluta consecutiva conquistada por esta força política de direita nas eleições autonómicas na Galiza.

Galiza. Montenegro felicita PP pela quinta maioria absoluta consecutiva
Notícias ao Minuto

23:48 - 18/02/24 por Lusa

Política Luís Montenegro

As felicitações foram expressas por Luís Montenegro na sua conta oficial na rede social 'X' (antigo Twitter), dirigida ao candidato e presidente do governo autonómico da Galiza, Alfonso Rueda, e ao PP.

"Os galegos reconhecem os bons resultados do partido e sabem onde estão as forças que verdadeiramente transformam a vida das pessoas", escreveu o líder social-democrata.

O Partido Popular (PP, direita) ganhou as eleições autonómicas de hoje na região espanhola da Galiza com maioria absoluta, segundo os dados oficiais da contagem dos votos.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva do PP na Galiza, onde o partido venceu sempre as eleições regionais e liderou o governo autonómico (conhecido como Xunta) em 36 dos 42 anos de autonomia.

O PP candidatou nestas eleições Alfonso Rueda, que assumiu a presidência da Xunta em 2022, quando Alberto Núñez Feijóo, a cara das últimas quatro maiorias absolutas na Galiza, passou a líder nacional do partido.

Apesar da vitória de hoje, o PP perdeu terreno em relação às eleições anteriores (de 2020) e passou de 42 deputados para 40 no parlamento regional (são precisos pelo menos 38 para a maioria absoluta), segundo resultados ainda provisórios e quando estavam contados mais de 95% dos votos.

Já o Bloco Nacionalista Galego (BNG, esquerda) consolidou-se hoje como segundo maior partido na Galiza, ao passar de 19 para 25 deputados e superar os 30% de votos.

Os socialistas (PSdaG-PSOE), do primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, perderam votos e deputados, prejudicados pela concentração de voto à esquerda no BNG, e tiveram hoje o pior resultado de sempre em eleições regionais galegas.

O parlamento da Galiza manter-se-á como único em toda a Espanha sem extrema-direita.

Estes dados não são ainda definitivos, por faltarem votos da emigração, que já não mudarão a vitória com maioria absoluta do PP.

Leia Também: Montenegro destaca agricultura como "setor estratégico para o país"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório