António-Pedro Vasconcelos? Rui Tavares recorda "cidadão admirável"
O porta-voz do Livre Rui Tavares lamentou hoje a morte do realizador António-Pedro Vasconcelos, recordando-o como um "cidadão português admirável" com uma vida dedicada ao país, à cultura e à política.
© Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Política António-Pedro Vasconcelos
"Um cidadão português admirável e acho que, no dia em que o perdemos, fica a memória dele e fica o exemplo de uma vida dedicada ao nosso país, à cultura, às artes e à politica e a amizade também, vai fazer muita falta", afirmou Rui Tavares, questionado sobre a morte do realizador português à margem de uma ação de campanha em Lisboa.
O historiador lembrou "o amigo" com quem teve muitas conversas "acerca do futuro da esquerda em Portugal e na Europa", mas também o "realizador de cinema que tinha uma ideia muito clara do que queria fazer no cinema em Portugal: um cinema popular, que tivesse potencial comercial sem abandonar o seu potencial artístico".
Autor de filmes como "O Lugar do Morto" e "Os Imortais", António-Pedro Vasconcelos morreu hoje em Lisboa, os 84 anos, revelou a família em comunicado.
Nascido em Leiria em 10 de março de 1939, António-Pedro Vasconcelos foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.
A par do cinema, tendo assinado vários êxitos de bilheteira, como "A Bela e o Paparazzo" (2010), António-Pedro Vasconcelos também foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador televisivo, "com forte intervenção cívica", como escreveu José Jorge Letria no livro de entrevista com o realizador, "Um cineasta condenado a ser livre" (2016).
Um dos campos de intervenção foi a Associação Peço a Palavra, que se bateu publicamente contra a privatização da TAP.
"Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal", escreveu a família em comunicado.
Leia Também: Livre quer "capacidade de cooperação em Defesa" dentro da UE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com