Primeiro Conselho de Ministros do Governo Montenegro teve início às 8h30
A primeira reunião do Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional teve início às 8h30 de hoje, em Lisboa.
© Lusa
Política Novo Governo
No final da reunião vai haver uma conferência de imprensa na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, ainda sem hora marcada.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, empossou na terça-feira o primeiro-ministro e depois os 17 ministros do executivo minoritário formado por PSD e CDS-PP, na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional da Ajuda, 23 dias depois das eleições legislativas antecipadas de 10 de março.
O XXIV Governo Constitucional ficará completo com a posse dos secretários de Estado, marcada para sexta-feira.
O Governo do Montenegro é composto por 17 ministros, sete dos quais são mulheres, o que faz dele o terceiro governo com maior representação feminina na história de Portugal. A maioria dos ministros pertence ao Partido Social Democrata (PSD), liderado pelo primeiro-ministro.
No final de março, teve início a 16.ª legislatura do parlamento português com a posse dos 230 deputados eleitos.
A coligação Aliança Democrática, formada pelo PSD e pelo CDS-PP, obteve 80 deputados contra 78 do Partido Socialista (PS), ambos muito aquém dos 116 lugares necessários para a maioria absoluta.
Os dois maiores partidos apelaram à responsabilidade de Estado de cada um para fazer aprovar as principais leis e medidas.
O PSD e o PS acordaram na semana passada, depois de três votações falhadas, presidir à Assembleia da República (AR) de forma rotativa nos próximos quatro anos, pondo assim fim ao impasse que se tinha instalado, depois de o partido de extrema-direita Chega não ter apoiado os conservadores.
Nas legislativas de março, o Chega quadruplicou o número de lugares na AR, passando de 12 para 50 deputados.
[Notícia atualizada às 09h59]
Leia Também: "Falta de clareza" e fuga a "compromissos". Partidos alertam novo Governo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com