Universidade Europa junta ministros da AD e cabeça de lista Bugalho

A 13.ª edição da Universidade Europa arranca hoje na Curia (Aveiro) e juntará no fim de semana vários ministros da AD, contando no domingo com intervenções de Luís Montenegro e do cabeça de lista às europeias, Sebastião Bugalho.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/04/2024 06:33 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Política

PSD

A Universidade Europa é uma iniciativa de formação política dirigida aos jovens sobre temas europeus organizada pelo PSD desde 2008, e nesta edição o programa inclui temas como ambiente, defesa, futuro da Europa ou o financiamento e funcionamento da UE, entre outros.

Hoje, o orador do jantar sobre o tema "A UE da Defesa e da Segurança" será o ministro da Defesa Nacional e líder do CDS-PP, Nuno Melo.

Antes, na sessão de abertura, intervirão os secretários-gerais do PSD, Hugo Soares, e do CDS-PP, Pedro Morais Soares, e os líderes das juventudes partidárias, Alexandre Poço (JSD) e Francisco Camacho (JP), além do diretor da Universidade da Europa e coordenador da Academia de Formação do PSD, o eurodeputado Carlos Coelho.

No sábado, além de uma "aula" com Carlos Coelho -- que ficou fora das listas da AD para as europeias de 09 de junho - sobre o funcionamento da União Europeia e de um almoço-conferência com o jornalista e comentador Nuno Rogeiro, o programa contará com intervenções da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e da eurodeputada Lídia Pereira sobre a prioridade do ambiente e do clima.

No jantar-conferência, com o tema "Os desafios da UE hoje", serão oradores o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o deputado do PP espanhol Esteban González Pons, ex-vice-presidente do grupo do Partido Popular Europeu.

O último dia da iniciativa, domingo, será aberto pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e antigo coordenador do PPE da Comissão dos Orçamentos, que falará sobre "Quem paga a UE?".

O encerramento ficará a cargo do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do cabeça de lista da AD às europeias, o jornalista e comentador Sebastião Bugalho, na primeira intervenção numa iniciativa partidária desde que o seu nome foi aprovado em Conselho Nacional do PSD, na segunda-feira.

Nessa ocasião, o presidente do PSD justificou a escolha do independente Sebastião Bugalho, de 28 anos, por ser "um jovem talentoso" e, por vezes, disruptivo.

"Um jovem talentoso, um jovem que o país conhece, aqui e ali até polemico, que afronta, é disruptivo, estimula a confrontação com respeito democrático. É o exemplo do que nós queremos: que vale a pena estar em Portugal, lutar por Portugal e ir para a Europa defender os interesses e as cores de Portugal", afirmou Luís Montenegro, dizendo estar convencido que Bugalho "vai fazer a diferença nas próximas eleições europeias".

Nas últimas eleições europeias, em junho de 2019, o PSD concorreu sozinho e teve o seu pior resultado de sempre, menos de 22% dos votos, e elegeu seis eurodeputados.

A Universidade Europa é, a par da Universidade de Verão, que decorre no final de agosto em Castelo de Vide (Portalegre) uma das duas iniciativas anuais do PSD centradas na formação política de jovens.

Leia Também: Candidatos da AD às europeias vão estar na Universidade Europa do PSD

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas