Habitação? "Soluções são insuficentes e vêm até agravar o problema"
Livre entende que o programa apresentado pelo Governo "traz, na verdade, soluções antigas e soluções que comprovadamente falharam".
© André Rolo / Global Imagens
Política Habitação
O partido Livre defende que as soluções apresentadas na Estratégia para a Habitação do novo Governo (PSD-CDS/PP) "são insuficientes" e "vêm até agravar o problema", trazendo algumas soluções que "comprovadamente falharam".
"Saudamos que o Governo, que até agora tem sido o Governo das exonerações, tenha finalmente tentado apresentar soluções", começou por afirmar o deputado Jorge Pinto aos jornalistas, na Assembleia da República. "O problema é que estas soluções são insuficientes e algumas delas vêm até agravar o problema."
Segundo o deputado, o programa "traz, na verdade, soluções antigas e soluções que comprovadamente falharam".
"Achamos que é essencial, para além daquilo que já vai ser concretizado e que deve ser concretizado com o PRR, que haja também um investimento por parte do Orçamento do Estado para a construção pública", acrescentou.
Sobre as medidas para o Alojamento Local, Jorge Pinto foi ainda mais crítico, referindo que "está mais do que provado" o grande "aumento dos preços de compra e também de arrendamento fruto do Alojamento Local. "Parece-nos que reverter essas propostas, nomeadamente a contribuição extraordinária é manifestamente um erro e um passo na direção errada que vai apenas fazer com que se aprofunde ainda mais o problema da habitação a preço justo."
O Governo apresentou, esta sexta-feira, a nova estratégia para a habitação, tendo o primeiro-ministro, Luís Montenegro, salientado que a "habitação é um direito fundamental e elementar" e que alguém que "não tenha uma habitação digna está a comprometer o seu projeto de vida".
Leia Também: Habitação. Governo disponibiliza imóveis e quer preços controlados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com