Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Apoiantes da IL em campanha junto a local de voto. CNE recebeu queixa

A iniciativa foi alvo de uma queixa formal à Comissão Nacional de Eleições (CNE), confirmou o Notícias ao Minuto junto do porta-voz da comissão.

Apoiantes da IL em campanha junto a local de voto. CNE recebeu queixa
Notícias ao Minuto

10:56 - 02/06/24 por Daniela Carrilho

Política Europeias

Apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) estiveram, na manhã deste domingo, junto a um local de voto, em Faro, no Algarve, numa ação de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou ao Notícias ao Minuto ter já recebido uma queixa devido à quebra das regras.

Os homens estavam vestidos com t-shirts e empunhavam bandeiras do partido, que abanavam. No entanto, comentaram à antena da SIC Notícias, estaria um autocarro com mais apoiantes da IL a chegar ao local.

Fazer campanha eleitoral no dia da eleição junto das assembleias de voto ou nas suas imediações pode ser punido "com pena de prisão até seis meses e multa de 100 a 1.000 euros", pode ler-se no site da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Esta proibição abrange toda a atividade passível de influenciar, ainda que indiretamente, os eleitores quanto ao sentido de voto, bem como a exibição, junto das mesas de voto, de símbolos, siglas, sinais, distintivos ou autocolantes de quaisquer listas", refere ainda.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o porta-voz da comissão, Fernando Anastácio, afirmou que a CNE já fez as diligências necessárias junto da mesa de voto e notificou a Iniciativa Liberal sobre a sua deliberação. Além disso, acrescentou que, no entender da CNE, seja em que dia for em que decorra um ato eleitoral, nunca deverá acontecer uma ação de campanha perto das assembleias de voto ou nas suas imediações.

"Não me parece de bom senso"

De salientar que o cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo considerou que apesar de, na sua opinião, "não ser contra a lei", uma vez que "a lei é omissa relativamente ao que se pode e não pode passar no dia de voto antecipado", considera que esta ação é "contra o bom senso". "Não creio que seja um tema legal, acho que é um tema de bom senso. E não me parece de bom senso", atira.

A IL tinha agendada para esta manhã uma ação de campanha para as eleições europeias de 9 de junho junto a uma escola em Faro, que serve hoje de mesa de voto para os eleitores que se inscreveram no voto antecipado, que acabou, à última da hora, por ser alterada para junto da câmara municipal local.

[Notícia atualizada às 12h01]

Leia Também: Voto em mobilidade? CNE garante que é "um processo simples e acessível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório