Os portugueses foram chamados este domingo às urnas para eleger os representantes de Portugal no Parlamento Europeu. Mais de 10 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro elegeram 21 deputados, numa ida às urnas que registou uma abstenção de 63,6% - ainda assim, mais baixa do que nas últimas Europeias.
As mesas de voto, para as segundas eleições em três meses, estiveram abertas entre as 8 horas e as 19 horas em Portugal continental e na Madeira, e a ida às urnas resultou numa vitória dos socialistas - que conseguiram eleger oito eurodeputados.
O Partido Socialista (PS) 'lutou' durante a noite com a Aliança Democrática pelo primeiro lugar. A coligação entre PSD, CDS-PP e PPM conseguiu eleger sete parlamentares.
O Chega ficou no 3.º lugar do pódio, elegendo dois deputados. Com menos votos, e no 4.º lugar, ficou a Iniciativa Liberal, que também conseguiu eleger dois eurodeputados. Tanto o Bloco de Esquerda como a CDU elegeram um deputado, com os comunistas a terem menos votos que os bloquistas.