Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

"Positivo". Cabeça de lista do PAN saúda "descida da abstenção"

O cabeça de lista do PAN às eleições europeias, Pedro Fidalgo Marques, saudou hoje a descida da abstenção em relação ao ato eleitoral de 2019, afirmando que "é sempre algo positivo que as pessoas se tenham mobilizado para votar".

"Positivo". Cabeça de lista do PAN saúda "descida da abstenção"
Notícias ao Minuto

19:33 - 09/06/24 por Lusa

Política Europeias

sempre de salutar quando temos descida da abstenção. Neste momento em relação a 2029 tivemos mais votação", disse aos jornalistas à chegada pelas 19h10 ao quartel-general do partido para a noite eleitoral, no Teatro Thalia, em Lisboa.

As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em território nacional uma taxa de abstenção entre 58,6% e 64,5%, de acordo com as projeções televisivas.

A sondagem da RTP/Universidade Católica aponta para uma taxa de abstenção entre 60% e 63%.

Já uma projeção da TVI/CNN estima uma taxa de abstenção entre 58,6% e 64,5%.

Há cinco anos, Portugal viu a taxa de abstenção em eleições europeias atingir quase 70%, uma participação eleitoral que registou mínimos históricos desde as primeiras eleições para o Parlamento Europeu, em 1987.

Pedro Fidalgo Marques disse ainda que ainda não tem nenhum discurso preparado, ressalvando que vai "aguardar os resultados serenamente".

"Cá estamos serenos, a aguardar pelos resultados. Confiantes que fizemos o melhor para divulgar as causas do PAN para mostrar programa do PAN e por isso vamos aguardar os resultados serenamente", salientou.

O cabeça de lista do PAN adiantou ainda que, caso não consiga ser eleito, assumirá a responsabilidade.

"Fui que encabecei esta lista. Somos uma lista de 28 pessoas, que trabalhámos por este percurso e por isso teremos cá para assumir essas responsabilidades", disse.

Antes das declarações de Pedro Fidalgo Marques, a líder do partido, Inês de Sousa Real, também saudou os portugueses por terem saído à rua para votar.

"Ainda assim abstenção continua a ser alta, em particular numa área que diz respeito às vidas pessoas e ao futuro quer da Europa, quer de Portugal, e não podemos deixar de lamentar que continuemos a ter estas taxas de abstenção. (...) É preciso que esta mobilidade voto seja replicada a outros atos eleitorais para podermos ter mais pessoas em qualquer ponto do país   a participar", realçou.

"Vamos aguardar com toda a serenidade e saudar as pessoas por terem participado", acrescentou Sousa Real.

No total, cerca de 361 milhões de eleitores dos 27 países da UE foram chamados a escolher a composição do próximo Parlamento Europeu (PE), elegendo 720 eurodeputados, mais 15 que na legislatura anterior. A Portugal cabem 21 lugares no hemiciclo.

[Notícia atualizada às 19h58]

Leia Também: PAN destaca importância da diminuição do consumo de carne

Recomendados para si

;
Campo obrigatório