Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

IL satisfeita com eleição de deputados e "queda significativa" do Chega

O vice-presidente da Iniciativa Liberal (IL) congratulou-se hoje com a eleição de eurodeputados, que faz com que os liberais estejam representados em todos os parlamentos, e destacou a "queda muito significativa" do Chega.

IL satisfeita com eleição de deputados e "queda significativa" do Chega
Notícias ao Minuto

21:43 - 09/06/24 por Lusa

Política Eleições Europeias

"Vitória liberal", disse Bernardo Blanco numa reação às primeiras projeções dos canais de televisão que colocam IL e Chega empatados.

Nas antigas oficinas do Metropolitano de Lisboa, no Lumiar, em Lisboa, quartel-general dos liberais para a noite eleitoral, o deputado na Assembleia da República considerou que "hoje é um dia de esperança porque a partir de hoje a IL tem representação em todos os parlamentos".

O dirigente liberal ressalvou que, apesar de ainda não serem os resultados finais, a IL tem um grande crescimento que o coloca a lutar pelo terceiro lugar.

Além disso, Bernardo Blanco considerou que estas primeiras projeções mostram uma "derrota dos extremismos".

"O PCP e o BE, partidos antieuropeístas, têm hoje resultados muito aquém das expectativas e o Chega que colocou como objetivo vencer as eleições falhou completamente e tem uma queda muito significativa", sublinhou.

Na sua opinião, isto demonstra que cada vez mais pessoas percebem que "o Chega é apenas o PS que ainda não alcançou o poder".

Bernardo Blanco adiantou ainda que nestas eleições europeias provou-se que se se falar das frustrações e preocupações das pessoas que, na última eleição votaram no Chega, e lhes apresentarem soluções pouco a pouco consegue-se a sua confiança.

"Por isso, hoje é a derrota das polémicas face às soluções, a derrota do vale tudo face à coerência, a derrota dos berros face à vitória da competência e, por último, a derrota da política da mentira face à vitória da política da verdade", vincou.

O vice-presidente da IL ressalvou que durante a campanha oficial para as europeias ouviu nas ruas que "os políticos são todos iguais", mas "enquanto alguns acharem isso o país não vai ficar diferente".

E acrescentou: "Este partido é diferente e este partido vai lutar agora em todos os parlamentos".

A campanha da IL foi "uma campanha do otimismo, da esperança, da confiança e de muita gente", salientou.

Em ambiente de festa, e enquanto se gritava "liberal, liberal, liberal" na sala, Bernardo Blanco garantiu que a IL vai defender os jovens que não querem sair do país.

O deputado na Assembleia da República aproveitou o momento para agradecer a toda a equipa envolvida na campanha, identificando algumas pessoas, e ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) que "há duas semanas dava 4% à Iniciativa Liberal".

"O ISCTE tem uma dificuldade enorme em encontrar pessoas que nas sondagens digam que votam na Iniciativa Liberal", concluiu.

As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).

[Notícia atualizada às 22h05]

Leia Também: IL saúda maior participação nestas eleições e elogia voto em mobilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório