Nuno Melo considera histórica deliberação para comemorar o 25 de Novembro

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje histórica a deliberação do parlamento para que a operação militar de 25 de novembro de 1975 seja celebrada anualmente na Assembleia da República, destacando que se trata de "um exercício de justiça".

Notícia

© Getty Images

Lusa
11/06/2024 20:57 ‧ 11/06/2024 por Lusa

Política

Nuno Melo

"É uma deliberação histórica. 49 anos depois, através de uma proposta do CDS, foi hoje aprovado, na Assembleia da República, aquilo que é um exercício de justiça: Portugal vai passar a ter todos os anos a comemoração do 25 de novembro", disse o atual ministro da Defesa à Lusa, numa visita à Feira Nacional da Agricultura (FNA), em Santarém.

Nuno Melo argumentou que esta deliberação permite fazer justiça aos heróis "que consagraram a democracia em Portugal, enaltecendo também o papel do CDS enquanto "partido fundador da democracia".

"O CDS permite, através desta deliberação, que seja feita justiça aos nossos heróis, aqueles que permitiram a consagração da democracia", destacou.

Nuno Melo destacou ainda a importância dos agricultores na concretização do 25 de novembro, referindo que a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) é uma consequência direta dessa data.

"O 25 de novembro concretiza-se no plano político, militar, e também através de movimentos de cidadãos, muito deles agricultores (...) a CAP é uma decorrência do 25 de novembro", disse.

PSD, IL e Chega aprovaram hoje uma deliberação do CDS-PP para que a operação militar de 25 de novembro de 1975 seja assinalada anualmente na Assembleia da República, iniciativa que mereceu a oposição das bancadas de esquerda.

Ainda no âmbito da visita à Feira Nacional da Agricultura, Nuno Melo justificou a sua presença com o facto de a agricultura ser "um setor estratégico para o partido", desde a sua criação.

Nuno Melo disse ainda que a AD (Aliança Democrática), na pasta da agricultura, tem feito "um aproveitamento exemplar de fundos comunitários para a realização antecipada de obras e infraestruturas relevantes" como "o perímetro do Alqueva". 

A Feira Nacional da Agricultura realiza-se de 08 a 16 de junho. 

Leia Também: Parlamento aprova proposta para sessão solene evocativa do 25 de Novembro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas