Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

BE quer ouvir administração demissionária da ULS Viseu Dão Lafões

O grupo parlamentar do BE pediu a audição urgente da administração demissionária da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões sobre o encerramento da urgência pediátrica no período noturno.

BE quer ouvir administração demissionária da ULS Viseu Dão Lafões
Notícias ao Minuto

17:10 - 19/06/24 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

No requerimento enviado à Comissão Parlamentar da Saúde, a deputada Marisa Matias refere que a ministra da Saúde "não pode, pura e simplesmente, sacudir a água do capote" relativamente a esta situação.

Marisa Matias lembra que o conselho de administração da ULS Viseu Dão Lafões pediu demissão na semana passada, na sequência de declarações da ministra "que atirava para as administrações hospitalares as culpas de não se conseguir manter urgências e outros serviços em pleno funcionamento".

No entanto, acrescenta a deputada, segundo o ex-diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), "a ULS de Viseu Dão-Lafões enviou ao gabinete da ministra da Saúde o planeamento dos serviços no dia 14 de maio, onde já constava o encerramento desta urgência a partir do dia 01 de junho", e, "mesmo sabendo desse possível encerramento por falta de profissionais, não são conhecidas ações concretas do Governo para assegurar as escalas e o pleno funcionamento dos serviços".

Marisa Matias realça que a administração demissionária se queixa "da falta de recursos, nomeadamente profissionais de saúde, e da falta de autonomia".

"A ministra, que é a principal responsável pela política de saúde e pelo funcionamento do SNS, não pode saber de possíveis encerramentos e nada fazer, não deve ter conhecimento de carência de profissionais e nada fazer, não pode deixar encerrar e depois atirar as culpas para as unidades de saúde", refere.

Perante esta situação, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) considera que se torna "imperativo e urgente" ouvir o conselho de administração demissionário.

"Exige-se a resolução de todos os constrangimentos que levaram ao encerramento da urgência pediátrica em Viseu. O passa culpas como estratégia não resolve nenhum problema e certamente não fará os investimentos que a região de Viseu e o SNS necessitam", acrescenta.

A administração da ULS Viseu Dão Lafões, demissionária desde 13 de junho, ativou em 01 de março o plano de contingência, por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno.

Entretanto, a saída de dois médicos e a chegada do período de férias agravaram a situação, levando a administração a encerrar as urgências pediátricas todas as noites da semana, desde 01 de junho, entre as 20:00 e as 08:00.

Na segunda-feira, foi ativado o plano "Lado a Lado na Pediatria", apresentado pela administração demissionária à ministra da Saúde, que reserva o acesso à urgência de pediatria no período noturno à triagem da linha de saúde 24 e aos médicos de família.

Leia Também: Bastonário dos Médicos exige rapidez para nova administração em Viseu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório